O general David Petraeus, o segundo comandante das forças americanas no Iraque, numa audição do Comité das Relações Exteriores do Senado, declarou que os Estados Unidos estariam em condições de retirar 30.000 soldados daquele país árabe a partir de Junho do próximo ano, dado que, segundo ele, o teatro das operações tem vindo a registar acalmias significativas.
Tendo em linha de conta que existem 160.000 soldados americanos no território, e com as oscilações da actividade bélica, com avanços e recuos sempre previsíveis em situações deste tipo, a uma retirada de 30.000 soldados por ano, teremos guerra, na melhor das perspectivas, para mais 10 anos.
Mais 10 anos a encher os bolsos à indústria armamentista americana, à custa de mais umas centenas de milhar de vidas iraquianas, vítimas inocentes desta estúpida guerra feita em nome de uma ameaça (armas de destruição maciça) que se sabe nunca ter existido. Nem mesmo na cabeça dos dirigentes dos Estados Unidos da América, que foi quem urdiu e alimentou a tramóia.