Sexta-feira, 21 de Setembro de 2007

Kopi Luwak

    


     Não gosto de café. Daí, não ter por hábito bebê-lo. É demasiado amargo para o meu gosto, é excitante demais para minha massa encefálica.
     Não comungo pois do hábito nacional das trinta pausas diárias para bebericar uma mistela que, para além de corroer o estômago, ainda nos esvazia cada vez mais os bolsos. Os nossos e os dos pobres agricultores que o produzem, enchendo, em contrapartida, os daqueles que o intermedeiam.
     Isso não quer dizer, contudo, que não me delicie com o seu inconfundível aroma, ou que não me despertem curiosidade as notícias que ele origina ou que à volta dele circulam. Como a que se segue:
     Em Java, Sumatra e Sulawesi que, como se sabe, são ilhas que integram a Indonésia, existe um felino de pequenas dimensões – o luwak - que se alimenta das bagas do café. Com um aparelho digestivo incapaz de digerir os grãos de café, mas removendo-lhe algumas das suas combinações mais amargas, ele procede à sua excreção conjuntamente com as fezes.
     Colhidos pelo homem por entre os dejectos do luwak, estes grãos são depois tratados, torrados e vendidos para os mercados internacionais, onde os apreciadores não se importam de pagar mais de mil dólares por quilo.
     O Kopi (café) Luwak é o mais exótico, o mais raro (colhem-se menos de 230 quilos por ano) e o mais caro café do mundo que, segundo o cientista responsável pela sua divulgação, o italiano Massimo Marcone, é menos ácido e amargo que os cafés comuns e tem um sabor insubstituível, assemelhando-se a uma agradável e subtil mistura de chocolate com sumo de uvas.
     É bem capaz de ser verdade…

publicado por jdc às 19:25
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Myanmar Livre

. As Palavras Escapam-se-me...

. O Suaíli

. Assim Não Quero Ser!

. A Poesia do Silêncio

. El Tigre

. Kopi Luwak

. Diálogos à solta (4)

. É agora, Zé!

. O Que é o TENORI-ON

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds