Quinta-feira, 9 de Agosto de 2007

Encerramento de urgências

  

   «É uma medida inaceitável, incompreensível e extremamente lesiva dos interesses dos cerca de 25 mil habitantes do concelho, pelo que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que ela seja posta em prática». Estas palavras são do presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo – e socorro-me dos jornais para recordar estas declarações -, proferidas poucos dias antes de 28 de Fevereiro deste ano, data da manifestação que reuniu mais de 5000 pessoas em protesto contra o anunciado encerramento das urgências no Centro de Saúde da vila e na qual declarou, irredutível, que «a nossa luta só acabará quando o ministro desistir».
   Ora o que se passou a seguir é que o ministro não desistiu dos seus propósitos e possivelmente perante a ausência de saber e engenho do autarca e da fragilidade do suporte que tinha da população – e não sou eu quem o diz, mas os factos que o evidenciam -, a luta acabou quando o último dos manifestantes virou costas àquela concentração popular da última quarta-feira de Fevereiro. E nem a insensata manifestação de intenções de um dirigente local do CDS entrar em greve de fome, veio acrescentar mais força ao propósito do protesto.
   Tudo acabou anteontem, dia 7 de Agosto, sem brilho nem glória, com a assinatura de um protocolo entre Correia de Campos, o ministro, e Francisco Araújo, o presidente da Câmara, que a troco de uma ambulância de Suporte Intermédio de Vida em permanência e uma unidade de cuidados continuados, desistiu da «sua» luta, mandando às ortigas aquilo que classificara como sendo os interesses dos cerca de 25000 mil habitantes do concelho.
   E se ao assinar o protocolo declarou que o fez «com a convicção de que nos estão a tirar algo, mas que a minha não assinatura criaria para o concelho prejuízos maiores», isso são argumentos de mau perdedor para salvar a face de uma luta na qual estava farto de saber que, em termos estritamente políticos - e porque é disso que se trata -,  ele iria sair derrotado.

publicado por jdc às 16:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Myanmar Livre

. As Palavras Escapam-se-me...

. O Suaíli

. Assim Não Quero Ser!

. A Poesia do Silêncio

. El Tigre

. Kopi Luwak

. Diálogos à solta (4)

. É agora, Zé!

. O Que é o TENORI-ON

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds